terça-feira, 30 de outubro de 2012


VIDA PÓS- MODERNA

A pós-modernidade se apresenta como uma nova era, opondo-se à modernidade. Desbravando novos conceitos, quebrando as principais formas de pensamentos, tanto da modernidade quanto da antiguidade, essa atual rede ideológica pioneiramente nos apresenta uma “falta” de metanarrativa. Defende o relativismo, consumismo e fetichismo, distorção de valores, onde tudo é passageiro, tudo é liquido. Os objetos, os sentimentos possuem “prazo de validade”.  Não se existem referências claras, e nem tempo para diagnosticar o problema, é o tempo que não se pode para.
                  “...É como se estivéssemos correndo sobre uma
fina camada de gelo, onde não podemos parar,
se pararmos o gelo quebra...e muita das vezes
 não sabemos para aonde estamos indo mas,
não podemos parar”, como exemplifica Bauman .

O Zygmunt Bauman afirma que na pós-modernidade, que tudo que é sólido desmancha no ar, ou seja as coisas não possuem formas, são liquidas. As relações por exemplo são fluidas, a qualquer momento elas podem acabar, não existe garantia que a pessoa que esta com você permanecera com você, pois ela é “alimentada pelo mesmo motor que você” que diz: eu mereço ser feliz. Ou seja se aquele relacionamento não esta te agradando, você pode muito bem acaba-lo, pois não há nenhum valor ou referência clara que te contrarie.
Em relação ao consumismo o pós modernismo, instiga esse consumo exagerado, com a sociedade consumista ligado ao capitalismo, ele nos apresenta uma sociedade onde é mais importante você possuir um celular de ultima geração por exemplo, do que ter uma melhor qualidade de vida . A sociedade molda o cidadão pós-moderno. Desde a infância a pessoa é condicionada a querer possuir algo que as vezes nem é do seu alcance, por uma possível punição da própria sociedade (que costuma excluir ou incluir alguém pelo que essa possui). Propagandas são as grandes aliadas desse consumismo, fazendo, muita das vezes, com que o consumidor se ache na condição de necessidade do produto, o que é um ideia falha, pois a propaganda juntamente com as ambições capitalistas, trabalham o imaginário do cidadão para que ele realmente ache que sua vida vai mudar a partir do momento que ele adquirir o produto.
O pós-modernismo se qualifica de diversas formas e direções, pois existe na defesa de que tudo pode, tudo é relativo, tudo se modifica até mesmo os valores. Uma das principais pontos negativos do pós-modernismo é a falta de um referencial. Tem com isso “muitas verdades”, o que causa uma confusão em relação ao que é realmente certo ou errado, ou qual modo de vida seguir, o que realmente vai me fazer feliz, porque até o que “me faz feliz” é confuso, são tantos conceitos de felicidade, que nos perdemos. O Pós-modernismo possibilita aceitarmos nossos próprios conceitos como o verdadeiro real, mas também nos possibilita mudarmos de opinião a hora que bem entendermos! Um bom exemplo de discurso pós-modernista é uma música de Raul Seixas:
‘’Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Eu quero dizer

Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
Eu vou desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha velha velha velha velha
Opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo’’
Metamorfose Ambulante

VIDA COSTA DE ARAUJO. 

 FONTE: fonte: BAUMAN, Zygmunt . Vida para o consumo: a transformação das pessoas em   mercadorias; tradução de Carlos Alberto Medeiros- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2008. http://www.youtube.com/watch?v=58MMs5j3TjA

Um comentário: