sábado, 27 de outubro de 2012

JUVENTUDE: UMA VISÃO GERAL DE NOVAS DESCOBERTAS



JUVENTUDE: UMA VISÃO GERAL DE NOVAS DESCOBERTAS

COSTA,Ariane Geisa Cutrim

RESUMO: A pós-modernidade trouxe para a sociedade inúmeras transformações sociais, a principal delas reflete na educação que camufladamente forma consumidores abusivos formados por uma sociedade capitalista firmada nos objetivos da pós-modernidade.
O que podemos analisar neste artigo é como a educação e a juventude sofreram mudanças significativas durante a transição da Modernidade para a Pós-Modernidade e como elas refletem nos dias atuais.

PALAVRAS-CHAVES: Educação,Pós-modernidade e Juventude

INTRODUÇÃO

Conceituar juventude nos dias atuais é submeter-se a uma infinidade de possibilidades que transcrevem essa fase cheia de angústias, instabilidades e confrontos.
Apesar de todas as divergências culturais e etárias, podemos concordar que a juventude é uma fase da vida caracterizada pela passagem entre a idade da infância e adolescência para a fase adulta. Esta passagem por sua vez apresenta vários ritos e práticas sociais, onde cada grupo assume uma característica particular. 
Novaes (207, p. 07) afirma que “na sociedade moderna, [...] a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro”. Esta inconstância faz com que o jovem viva numa estrutura social permanente em mudanças e essencialmente complexa: “os jovens contemporâneos se envolvem em  trajetórias ioiô. (PAIS, 2001, p. 68 apud SOUZA, 2004).
Por se caracterizar como um grupo inconstante e que vivem em permanente mudanças este grupo ainda não tem sido olhado com atenção por governos e políticas públicas, uma vez que trata-se de um grupo cheio de diversidade que possuem direitos e responsabilidades, deixando de lado o título como formador de problemas sociais.
Pensar nas características especificas deste grupo social é fundamental para alcançarmos ao quebrar paradigmas em relação ao jovem, que durante toda a sua história carrega diversos “adjetivos” que nem sempre traduzem sua verdadeira identidade.
Os jovens pós-modernos possuem infinitas possibilidades disponibilizadas por toda essa evolução tecnologica da qual disponibilizamos nos dias atuais. Dessa forma muitas vezes são impulsionados a consumirem de forma ezarcerbada até mesmo o que parecem menos precisar, mas que devido a estar na moda ou se uma forma de inclusão em grupos desejados acaba por levar o jovem a criar caminhos consumistas ao invés de caminhos voltados para formação de uma personalidade atuante de sua sociedade.

2-JUVENTUDE PÓS-MODERNA
A evolução comportamental apresentada pela juventude nos dias atuais diverge diretamente daquela apresentada na Modernidade, onde o jovem ansiava ter maior idade para construir uma família e seguir os passos do pai na empresa ou mesmo em qualquer profissão que ostentasse responsabilidade e possibilitasse ao jovem uma independência fora da casa dos pais. Hoje pelo contrário os jovens buscam por formação profissional e acadêmica, mas sem pensar em deixar as delimitações de sua casa tornando cada vez mais tardia sua saída de casa.
O que podemos analisar em relação ao comportamento pós-moderno dos jovens resultado de toda evolução da sociedade e geral é que os mesmos deixaram de ser visto apenas como o grupo formador de ideias inconstantes e passou a ser visto como um grupo com sua própria identidade cultural , que se utiliza dos meios tecnológicos para expressar suas revoltas, seus anseios e os caminhos escolhidos para seguir.
O jovem tem nas mãos a melhor arma para quem precisa expressar suas ideias, a mídia. Junto com ela está uma infinidade de conexões que possibilita ao mesmo a disseminação de suas opiniões, ao mesmo tempo em que as trocas de experiências são feitas na velocidade de um clique.
O que a juventude nos mostra é o perfil de um a etnia completamente materialista e muito distante dos padrões apresentados em décadas anteriores. Uma etnia nova que está surgindo com linguagem e cultura própria: a etnia digital
Nesse momento de pós-modernismo e era pós-tecnológica não podemos ignorar o crescimento desse grupo formado por jovens que estão presentes até mesmo em nosso convívio familiar, por isso é viável a todos à adaptação com toda essa tecnologia para que seja firmada uma comunicação co esse tipo de etnia pós-moderna.
Na mesma velocidade da tecnologia da informação deve ser a adaptação das universidades e escolas uma vez que as mesmas precisam romper o modelo aos quais foram criadas e renovar-se na era mais transformadora de toda a era digital junto com toda a sua particularidade pós-moderna.   
   
3-JUVENTUDE E EDUCAÇÃO
O pós- modernismo trouxe consigo um incentivo ao consumismo fora de controle, dessa forma reformas educacionais no Brasil, implementadas a partir dos anos 90, visam readequar à nova realidade da sociedade de consumo, apesar desta intenção nem sempre estar suficientemente explicita.
Dessa maneira o grande desafio dos pais e educadores é despertar nos jovens a consciência social e mostrar-lhes como assumir compromisso pode ser prazeroso. Na pós-modernidade, o tempo parece voar, estamos concentrados no presente.A correria em que vivemos consome as energias criativas dos jovens pós-moderno, perde-se a noção do passado e futuro.
Os educadores tem um grande desafio, encontrar uma nova maneira de lecionar essa juventude pós-moderna; Ensinando aos nossos jovens algo que vá além dos livros i postos pela escola,como o ensinar a importância de apreciar a natureza,o encantamento que uma boa leitura proporciona, a importância de um tempo com os pais. Ensinar aos jovens a construir conceitos que irão garantir a sua reflexão sobre a vida e de como irá construí-la. Acreditando dessa forma que a juventude será formada com compromisso e formará uma sociedade mais justa e saudável.
A escola não assume somente o papel de formadora de cidadãos a partir de ensinamentos baseados na LDB, assume agora o papel de formadora de mentes consumistas que irão de uma certa forma devolver para o governo todos os subsídios aplicados na educação através de suas políticas públicas.
A juventude infelizmente nos dias atuais não assume apenas o papel de incluir o cidadão na sociedade, infelizmente tornou-se também uma aparelho que exclui quem na visão pós-modernista não está de acordo com os padrões imposto pela mesma.
Dessa forma este grupo cheio de vitalidade,formador de opiniões tem nos dias atuais a facilidade de expor suas ideias e fazer merecer seus direitos. Os jovens continuam sendo a força maior de luta por ideais, pois carregam consigo a facilidade de expor aquilo que pensam e desejam para sua vida e quando aliados à tecnologia tornam-se imbatíveis.



4-CONSIDERAÇÕES FINAIS

A juventude possui todos os caminhos para se tornar um grupo social formador de opiniões e atuante em nossa sociedade, basta apenas que seja consciente que o consumismo não é o melhor caminho para se escolher, visto que durante a vida toda fizeram parte desse emaranhado do qual ninguém pode escapar. Porém a tecnologia e toda as suas possibilidades proporcionam ao jovem caminhos jamais alcançados em decadas passadas e é dessa forma que poderão construir uma sociedade formadora de opiniões, onde os jovens passam de inconstantes à construtores de opiniões.

5-REFERÊNCIAS

Juventude e Modernidade:suas relações com a midia.BORGES, Graziele Scopel;DENARDI,Elisa

Blog do Professor Dr. Youssef A. Youssef

A Sociologia, a nova LDB e os paradigmas pós-modernos
CARVALHO, Cesar Augusto de departamento de Ciências Sociais-CCH

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