JUVENTUDE: UMA VISÃO
GERAL DE NOVAS DESCOBERTAS
COSTA,Ariane Geisa Cutrim
RESUMO: A pós-modernidade trouxe para a
sociedade inúmeras transformações sociais, a principal delas reflete na
educação que camufladamente forma consumidores abusivos formados por uma
sociedade capitalista firmada nos objetivos da pós-modernidade.
O que
podemos analisar neste artigo é como a educação e a juventude sofreram mudanças
significativas durante a transição da Modernidade para a Pós-Modernidade e como
elas refletem nos dias atuais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação,Pós-modernidade e Juventude
INTRODUÇÃO
Conceituar
juventude nos dias atuais é submeter-se a uma infinidade de possibilidades que
transcrevem essa fase cheia de angústias, instabilidades e confrontos.
Apesar
de todas as divergências culturais e etárias, podemos concordar que a juventude
é uma fase da vida caracterizada pela passagem entre a idade da infância e
adolescência para a fase adulta. Esta passagem por sua vez apresenta vários
ritos e práticas sociais, onde cada grupo assume uma característica
particular.
Novaes
(207, p. 07) afirma que “na sociedade moderna, [...] a juventude é compreendida
como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro”.
Esta inconstância faz com que o jovem viva numa estrutura social permanente em
mudanças e essencialmente complexa: “os jovens contemporâneos se envolvem
em trajetórias ioiô. (PAIS, 2001, p. 68
apud SOUZA, 2004).
Por se
caracterizar como um grupo inconstante e que vivem em permanente mudanças este
grupo ainda não tem sido olhado com atenção por governos e políticas públicas,
uma vez que trata-se de um grupo cheio de diversidade que possuem direitos e
responsabilidades, deixando de lado o título como formador de problemas
sociais.
Pensar
nas características especificas deste grupo social é fundamental para
alcançarmos ao quebrar paradigmas em relação ao jovem, que durante toda a sua
história carrega diversos “adjetivos” que nem sempre traduzem sua verdadeira
identidade.
Os
jovens pós-modernos possuem infinitas possibilidades disponibilizadas por toda
essa evolução tecnologica da qual disponibilizamos nos dias atuais. Dessa forma
muitas vezes são impulsionados a consumirem de forma ezarcerbada até mesmo o
que parecem menos precisar, mas que devido a estar na moda ou se uma forma de
inclusão em grupos desejados acaba por levar o jovem a criar caminhos
consumistas ao invés de caminhos voltados para formação de uma personalidade
atuante de sua sociedade.
2-JUVENTUDE PÓS-MODERNA
A
evolução comportamental apresentada pela juventude nos dias atuais diverge
diretamente daquela apresentada na Modernidade, onde o jovem ansiava ter maior
idade para construir uma família e seguir os passos do pai na empresa ou mesmo
em qualquer profissão que ostentasse responsabilidade e possibilitasse ao jovem
uma independência fora da casa dos pais. Hoje pelo contrário os jovens buscam
por formação profissional e acadêmica, mas sem pensar em deixar as delimitações
de sua casa tornando cada vez mais tardia sua saída de casa.
O que
podemos analisar em relação ao comportamento pós-moderno dos jovens resultado
de toda evolução da sociedade e geral é que os mesmos deixaram de ser visto
apenas como o grupo formador de ideias inconstantes e passou a ser visto como um
grupo com sua própria identidade cultural , que se utiliza dos meios tecnológicos
para expressar suas revoltas, seus anseios e os caminhos escolhidos para
seguir.
O
jovem tem nas mãos a melhor arma para quem precisa expressar suas ideias, a
mídia. Junto com ela está uma infinidade de conexões que possibilita ao mesmo a
disseminação de suas opiniões, ao mesmo tempo em que as trocas de experiências
são feitas na velocidade de um clique.
O que
a juventude nos mostra é o perfil de um a etnia completamente materialista e
muito distante dos padrões apresentados em décadas anteriores. Uma etnia nova
que está surgindo com linguagem e cultura própria: a etnia digital
Nesse
momento de pós-modernismo e era pós-tecnológica não podemos ignorar o
crescimento desse grupo formado por jovens que estão presentes até mesmo em
nosso convívio familiar, por isso é viável a todos à adaptação com toda essa
tecnologia para que seja firmada uma comunicação co esse tipo de etnia
pós-moderna.
Na
mesma velocidade da tecnologia da informação deve ser a adaptação das
universidades e escolas uma vez que as mesmas precisam romper o modelo aos
quais foram criadas e renovar-se na era mais transformadora de toda a era
digital junto com toda a sua particularidade pós-moderna.
3-JUVENTUDE E EDUCAÇÃO
O pós-
modernismo trouxe consigo um incentivo ao consumismo fora de controle, dessa
forma reformas educacionais no Brasil, implementadas a partir dos anos 90,
visam readequar à nova realidade da sociedade de consumo, apesar desta intenção
nem sempre estar suficientemente explicita.
Dessa
maneira o grande desafio dos pais e educadores é despertar nos jovens a consciência
social e mostrar-lhes como assumir compromisso pode ser prazeroso. Na
pós-modernidade, o tempo parece voar, estamos concentrados no presente.A
correria em que vivemos consome as energias criativas dos jovens pós-moderno,
perde-se a noção do passado e futuro.
Os
educadores tem um grande desafio, encontrar uma nova maneira de lecionar essa
juventude pós-moderna; Ensinando aos nossos jovens algo que vá além dos livros
i postos pela escola,como o ensinar a importância de apreciar a natureza,o
encantamento que uma boa leitura proporciona, a importância de um tempo com os
pais. Ensinar aos jovens a construir conceitos que irão garantir a sua reflexão
sobre a vida e de como irá construí-la. Acreditando dessa forma que a juventude
será formada com compromisso e formará uma sociedade mais justa e saudável.
A
escola não assume somente o papel de formadora de cidadãos a partir de
ensinamentos baseados na LDB, assume agora o papel de formadora de mentes
consumistas que irão de uma certa forma devolver para o governo todos os
subsídios aplicados na educação através de suas políticas públicas.
A
juventude infelizmente nos dias atuais não assume apenas o papel de incluir o
cidadão na sociedade, infelizmente tornou-se também uma aparelho que exclui
quem na visão pós-modernista não está de acordo com os padrões imposto pela
mesma.
Dessa
forma este grupo cheio de vitalidade,formador de opiniões tem nos dias atuais a
facilidade de expor suas ideias e fazer merecer seus direitos. Os jovens
continuam sendo a força maior de luta por ideais, pois carregam consigo a
facilidade de expor aquilo que pensam e desejam para sua vida e quando aliados
à tecnologia tornam-se imbatíveis.
4-CONSIDERAÇÕES FINAIS
A
juventude possui todos os caminhos para se tornar um grupo social formador de
opiniões e atuante em nossa sociedade, basta apenas que seja consciente que o
consumismo não é o melhor caminho para se escolher, visto que durante a vida
toda fizeram parte desse emaranhado do qual ninguém pode escapar. Porém a
tecnologia e toda as suas possibilidades proporcionam ao jovem caminhos jamais
alcançados em decadas passadas e é dessa forma que poderão construir uma
sociedade formadora de opiniões, onde os jovens passam de inconstantes à
construtores de opiniões.
5-REFERÊNCIAS
Juventude
e Modernidade:suas relações com a midia.BORGES, Graziele Scopel;DENARDI,Elisa
Blog do Professor Dr. Youssef A. Youssef
A
Sociologia, a nova LDB e os paradigmas pós-modernos
CARVALHO,
Cesar Augusto de departamento de Ciências Sociais-CCH
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