No limiar do século XXI, a inserção social passou a ser desvinculada do trabalho. As pessoas deixaram de acreditar na felicidade oriundo do trabalho, como pensava a sociedade do séc. XIX, a chamada sociedade do trabalho. De fato fracassou a sua substância, diminuindo a sua esperança em felicidade, prosperidade. Daí deslocando o sentido a vida para outro pensamento, ao irracionalismo,hedonismo,subjetivismo e ao consumismo, do corpo, por exemplo, tratou-se de deslocar a subjetividade da consciência para o corpo.
E a educação como vem
sendo configurada? Com o discurso de “treinamento, adestramento” nas novas
condições estabelecidas. Quais as coisas
que esse corpo consome? O que ele faz?
A Política Educacional está
centrada na reprodução, na imposição da mídia, do governo e do sistema
capitalista. O perfil do sujeito não é
aquele da colaboração, do profissional, da inserção social e sim aquele que se adequa
melhor ao sistema estabelecido, pelo mercado ou pela autoridade. Nesse sentido,
o sujeito é aquele que possui habilidade e competência, não para o mercado
formal de trabalho, não para ingressarem socialmente, visando a realização
pessoal e sim poder entrar nesse mercado, viver de uma maneira menos sofrida,
apenas sobreviver no mundo globalizado e cego, daí dando outras alternativas de
existência, como o empreendedorismo, por exemplo.
Finalizando a quebra
desse novo paradigma educacional está no contexto em que os processos de
mudança ocorrem de forma dinâmica, propondo tomada de decisões conscientes no
processo de ensino- aprendizagem, um desafio a nova proposta educacional.
Para a sociedade Pós –
Moderna quebrar como esse novo paradigma
é contribuir com a transformação de uma sociedade mais justa e melhor, portanto
a educação não pode se eximir do seu papel, numa múltipla relação e de todos os
sujeitos sociais. Trabalhar como a idéia de um sistema aberto, numa função
educativa e não instrucionista, visando aliar teoria e prática numa
aprendizagem significativa, são elementos relevantes para o processo de ruptura.
E a postura do novo sujeito , é aquele agente do próprio conhecimento, no
protagonismo que torna possível um significado desenvolvimento do processo de
aprendizagem.
Josenilde Meireles Pinto
Josenilde Meireles Pinto
Concordo com sua análise, mais discordo de que a soiedade pós-moderna irá contribuir par melhorar essa situação, visto que na educação pós-moderna o conhecimento não é valorizado,nesse sentido acredito que numa sociedade que na sua estrutura já desconstrói a educação, ela jamais irá contribuir para uma aprendizagem significativa.
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