segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Novo Paradigma Educacional na Sociedade Pós – Moderna



No limiar do século XXI, a inserção social passou a ser desvinculada do trabalho. As pessoas deixaram de acreditar na felicidade oriundo do trabalho, como pensava a sociedade do séc. XIX, a chamada sociedade do trabalho. De fato fracassou a sua substância, diminuindo a sua esperança em felicidade, prosperidade. Daí deslocando o sentido a vida para outro pensamento, ao irracionalismo,hedonismo,subjetivismo e ao consumismo, do corpo, por exemplo, tratou-se de deslocar a subjetividade da consciência para o corpo.
E a educação como vem sendo configurada? Com o discurso de “treinamento, adestramento” nas novas condições estabelecidas.  Quais as coisas que esse corpo consome? O que ele faz?
A Política Educacional está centrada na reprodução, na imposição da mídia, do governo e do sistema capitalista. O perfil do sujeito não  é aquele da colaboração, do profissional, da inserção social e sim aquele que se adequa melhor ao sistema estabelecido, pelo mercado ou pela autoridade. Nesse sentido, o sujeito é aquele que possui habilidade e competência, não para o mercado formal de trabalho, não para ingressarem socialmente, visando a realização pessoal e sim poder entrar nesse mercado, viver de uma maneira menos sofrida, apenas sobreviver no mundo globalizado e cego, daí dando outras alternativas de existência, como o empreendedorismo, por exemplo.
Finalizando a quebra desse novo paradigma educacional está no contexto em que os processos de mudança ocorrem de forma dinâmica, propondo tomada de decisões conscientes no processo de ensino- aprendizagem, um desafio a nova proposta educacional.
Para a sociedade Pós – Moderna quebrar como esse novo  paradigma é contribuir com a transformação de uma sociedade mais justa e melhor, portanto a educação não pode se eximir do seu papel, numa múltipla relação e de todos os sujeitos sociais. Trabalhar como a idéia de um sistema aberto, numa função educativa e não instrucionista, visando aliar teoria e prática numa aprendizagem significativa, são elementos relevantes para o processo de ruptura. E a postura do novo sujeito , é aquele agente do próprio conhecimento, no protagonismo que torna possível um significado desenvolvimento do processo de aprendizagem.

                                                                                                                  Josenilde Meireles Pinto

Um comentário:

  1. Concordo com sua análise, mais discordo de que a soiedade pós-moderna irá contribuir par melhorar essa situação, visto que na educação pós-moderna o conhecimento não é valorizado,nesse sentido acredito que numa sociedade que na sua estrutura já desconstrói a educação, ela jamais irá contribuir para uma aprendizagem significativa.

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