terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Pós-Modernidade e suas contradições


               A PÓS- MODERNIDADE E SUAS CONTRADIÇÕES

Claudionice Alves Durans[1]

A pós-modernidade é uma concepção filosófica de mundo e de conhecimento que questiona as formas anteriores de relação entre os seres humanos, dos seres humanos com a natureza e deste consigo mesmo. Como afirma Miriam Sousa em seu artigo intitulado Educação e Pós-Modernidade:

Tão impressionantes transformações no campo econômico e Político correspondem também a significativas mudanças nas concepções de mundo e de conhecimento, originando correntes de pensamento que vão questionar as formas anteriores de relação do ser humano com o mundo, com os outros homens e consigo mesmo, buscando fundamentar uma outra subjetividade, adequado ao atual estágio de desenvolvimento da sociedade capitalista.

Os pós-modernistas acreditam que há um esgotamento nas relações do homem com os outros homens a exemplo do holocausto, do homem com o mundo como os problemas causados pelo avanço das tecnologias que levam à degradação da natureza. E aponta o capitalismo como o fim da história, já que as experiências socialistas do Leste Europeu, Cuba e China não deram certo, visto que houve um retorno à economia de mercado e como o modelo capitalista consegue “superar” suas crises, tornando-se cada vez mais global e o onde o discurso da modernidade não se evidenciou na prática.
O capitalismo enquanto fim da história é um equívoco, vide as revoluções que estão ocorrendo nos países árabes.
A pós-modernidade é a recusa da razão e para o modernismo a razão é o próprio conhecimento, sendo assim, a pós-modernidade vai de encontro à modernidade que tem como finalidade o progresso universal da história através da razão. Com isso a educação pós-moderna caracteriza-se pela desvalorização do conhecimento. E então como justificar o saber acumulado ao longo da história, já que o conhecimento pós-moderno é idiossincrático, isto é, fruto do acaso. Nesse sentido ele nega a ciência que é a busca da causalidade.
Por fim, a pós-modernidade desacredita nas metanarrativas, o que é contraditório, visto que se tratando de uma concepção de mundo, não deixa de também uma metanarrativa.


[1] Graduanda do 2º período do Curso de Pedagogia da UFMA.

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