A PÓS- MODERNIDADE E SUAS
CONTRADIÇÕES
Claudionice Alves Durans[1]
A pós-modernidade é uma
concepção filosófica de mundo e de conhecimento que questiona as formas
anteriores de relação entre os seres humanos, dos seres humanos com a natureza
e deste consigo mesmo. Como afirma Miriam Sousa em seu artigo intitulado
Educação e Pós-Modernidade:
Tão impressionantes
transformações no campo econômico e Político correspondem também a
significativas mudanças nas concepções de mundo e de conhecimento, originando
correntes de pensamento que vão questionar as formas anteriores de relação do
ser humano com o mundo, com os outros homens e consigo mesmo, buscando
fundamentar uma outra subjetividade, adequado ao atual estágio de
desenvolvimento da sociedade capitalista.
Os pós-modernistas acreditam
que há um esgotamento nas relações do homem com os outros homens a exemplo do
holocausto, do homem com o mundo como os problemas causados pelo avanço das
tecnologias que levam à degradação da natureza. E aponta
o capitalismo como o fim da história, já que as experiências socialistas do
Leste Europeu, Cuba e China não deram certo, visto que houve um retorno à
economia de mercado e como o modelo capitalista consegue “superar” suas crises,
tornando-se cada vez mais global e o onde o discurso da modernidade não se
evidenciou na prática.
O capitalismo enquanto fim
da história é um equívoco, vide as revoluções que estão ocorrendo nos países
árabes.
A pós-modernidade é a recusa
da razão e para o modernismo a razão é o próprio conhecimento, sendo assim, a
pós-modernidade vai de encontro à modernidade que tem como finalidade o
progresso universal da história através da razão. Com isso a educação
pós-moderna caracteriza-se pela desvalorização do conhecimento. E então como
justificar o saber acumulado ao longo da história, já que o conhecimento
pós-moderno é idiossincrático, isto é, fruto do acaso. Nesse sentido ele nega a
ciência que é a busca da causalidade.
Por
fim, a pós-modernidade desacredita nas metanarrativas, o que é contraditório,
visto que se tratando de uma concepção de mundo, não deixa de também uma
metanarrativa.
[1]
Graduanda do 2º período do Curso de Pedagogia da UFMA.
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